Rotina de Estudos e Avaliações

Na vida acadêmica, o tempo pode ser o melhor companheiro ou o pior inimigo. Tudo depende de como ele é utilizado. No Colégio AZ, nós acreditamos que seja possível conciliar muitas tarefas e interesses, desde que o aluno organize sua rotina. Com planejamento detalhado, pode-se evitar o desespero antes das provas.

Plano Semanal de Estudos

No início do ano letivo, cada aluno recebe um Plano Semanal de Estudos. Esse documento parte das circunstâncias, objetivos e dificuldades do estudante, estabelecendo uma rotina saudável de estudos ao longo da semana.

Em linhas gerais, além de assistir às aulas regulares, sugerimos que o estudo em casa seja regulado por metas específicas, em vez de “quantidade de horas”. De verdade, é um pouco abstrato dizer a um adolescente que ele deve “estudar Matemática durante duas horas na segunda-feira.” Preferimos estabelecer uma certa quantidade de exercícios que precisam ser resolvidos ao longo da semana, na forma das Folhas AZ.

Folhas AZ

As Folhas AZ são listas semanais de exercício por disciplina, que cobram o conteúdo visto recentemente pelo aluno. No caso da 3ª série , essa seleção de exercícios inclui questões inéditas e de vestibulares importantes. A função dessas folhas de exercício é solidificar o conhecimento da aula, mantendo a matéria sempre em dia.

O aluno procura resolver as questões sozinho e assinala suas respostas na Plataforma AZ. Imediatamente, ele pode verificar seu resultado, avaliar as questões que eventualmente tenha errado e assistir ao vídeo explicando como essas questões deveriam ter sido corretamente resolvidas.

Cabe ressaltar que os resultados dos alunos não entram na nota bimestral. Nossa mensagem é que o erro faz parte do processo de estudo, desde que seja enfrentado e dele sejam tirados os devidos aprendizados.

De modo geral, as questões presentes nessas listas são fonte de inspiração para os testes e avaliações discursivas, o que significa que, ao enfrentá-las ao longo das semanas, o aluno estará se preparando para as testagens de modo consistente, e não eventual.

E já que nossa intenção é incentivar o aprendizado pela correção dos erros, oferecemos dois recursos aos alunos para entenderem as questões que erraram: a monitoria e as resoluções em vídeo.

Testes Objetivos

O Ensino Fundamental, a 1ª e a 2ª séries do Ensino Médio realizam testes objetivos a cada bimestre, complementares às provas discursivas, para verificar a apreensão do conteúdo visto a cada ciclo.

No caso da 3ª série, os testes objetivos têm sua periodicidade orientada pelo calendário de provas de vestibular, divulgado ao longo do ano. Em todo caso, a ideia é que os alunos mantenham seus estudos em dia. Para esses estudantes, a contagem de tempo para os testes utiliza a média de quatro minutos por questão e uma hora para a Redação, conforme o funcionamento das principais provas de vestibular.

Nas séries anteriores, esse tempo é maior e vai sendo reduzido a cada ano, de modo a preparar os alunos para essa circunstância das provas de vestibular e do ENEM.

Avaliações Discursivas e Provas de Recuperação

As provas discursivas utilizam como inspiração as questões já vistas pelos alunos nas Folhas AZ. Com isso, valorizam-se o estudo constante e a atuação corretiva nos erros: os alunos sabem qual é a parte da matéria em que têm maior dificuldade e podem se dedicar a superar as dúvidas antes das provas.

Ao final do 1º semestre, antes do recesso, os alunos têm a oportunidade de fazer uma prova de recuperação parcial, caso suas médias apontem essa necessidade. Nessas provas, é possível alcançar a pontuação da média (6,0), sem ultrapassá-la.

No final do ano, se os estudantes não alcançarem a média de aprovação (6,0), eles contam com uma última chance, que é a prova de recuperação.

Simulados

A avaliação principal para a preparação da 3ª série ocorre com frequência aproximadamente mensal. Trata-se dos Simulados. Essas provas reproduzem, progressivamente, cada um dos modelos do vestibular: ENEM, Exame de Qualificação da UERJ, 2ª fase da UERJ e o vestibular de fase única da PUC.

No caso das provas de 2ª fase ou fase única, o aluno opta por sua carreira na universidade, podendo simular sua colocação e melhorar seu desempenho.

 

Processo de Admissão 2024

Clique nos links abaixo para acessar importantes informações sobre o Colégio AZ e seu processo de admissão para o ano letivo de 2024:

Para participar do processo de admissão, preencha o formulário e inscreva-se no teste diagnóstico.

« volta