unidades




Pilares da Formação

Para nós, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação para o ENEM não são excludentes. Ao contrário, trata-se de dimensões cada vez mais interdependentes. Nesse sentido, inspirados nos pilares da formação da UNESCO, organizamos nossa proposta pedagógica em torno de cinco saberes: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e ter visão sustentável.

Ser

Transmitir valores éticos que permitam intervenção individual consciente e proativa na sociedade e incentivar a conquista da autonomia subjetiva dos alunos - eis os objetivos principais dessa dimensão. Para concretizá-los, o AZ conta com uma série de elementos: Campanhas de Solidariedade; prática de meditação; valorização da dimensão humanística em disciplinas como Filosofia, Sociologia, Artes e Cultura.

Conhecer

Por esse pilar, propomos o desenvolvimento das competências cognitivas (dedução, indução, dialética, intuição e memória), bem como a compreensão de cenários complexos, dentro de uma perspectiva crítica. Para tanto, além das aulas regulares, contamos com uma série de outros instrumentos: Cine Debate; SimulAZ (atividade que simula uma mini-ONU); Listas Semanais de Exercícios com Resoluções em Vídeo; Viagens e Passeios Pedagógicos; Monitoria.

Conviver

Sabendo que, cada vez mais, o exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho pressupõem boas competências relacionais, o Colégio AZ faz desse pilar um importante elemento formador. Além do combate ao preconceito, sustentamos um enfrentamento positivo dos conflitos humanos e o convívio com as diferenças, em um cenário em que a argumentação é entendida como base da civilidade. Em termos práticos, isso se traduz nos seguintes itens: Clube de Debates; Olimpíada Esportiva; Eleições para Representantes de Turma; Bolsas de estudo para famílias financeiramente hipossuficientes; Avaliação de Professores pelos próprios alunos.

Fazer

Muitas vezes, as competências teóricas dos alunos não se traduzem em engajamento prático. Nessa perspectiva, estimulamos que os conhecimentos adquiridos se transformem em ações concretas, desenvolvendo a capacidade de realização. Para atingir esse objetivo, contamos com alguns elementos: Talentos de A a Z; Feira de Ciências; Trabalhos em Vídeo ou com Construção de Modelos; Montagem da Festa Junina.

Ter visão sustentável

Mais do que um modismo, a necessidade de pensar sobre o legado de nossas escolhas se tornou um imperativo para as gerações presentes. Acreditamos que essa sustentabilidade não se restringe aos aspectos ecológicos, devendo incluir as dimensões social e econômica. Por isso, incentivamos os alunos a participarem de iniciativas que, dentre outros projetos, promove no colégio a redução do uso de copos plásticos e coletiva seletiva de papel para reciclagem.

 

Processo de Admissão 2021

Clique nos links abaixo para acessar importantes informações sobre o Colégio AZ e seu processo de admissão para o ano letivo de 2021:

Para participar do processo de admissão, preencha o formulário e inscreva-se no teste diagnóstico.

« volta