Quem somos

O AZ é uma instituição de ensino fundada em 2006 por quatro amigos, professores já com bastante experiência na preparação para as carreiras mais concorridas do vestibular. A intenção era aliar o ensino forte a uma perspectiva mais individualizada de atendimento. Hoje, em cada uma das seis unidades do AZ – estabelecidas em quatro bairros do Rio de Janeiro –, mantêm-se a essência de personalização e a qualidade de ensino, responsáveis pelo projeto de uma formação completa: de A a Z.

Missão Institucional

Professores são pessoas que, apesar de tudo, acreditam na transformação individual. Não poderia ser diferente com uma instituição fundada por pessoas apaixonadas pelo senso transformador. Nesse sentido, nossa missão institucional procura traduzir essa proposta em termos acadêmicos:

Provocar a superação acadêmica.

Em primeiro lugar, destacamos o verbo escolhido. “Provocar” significa desafiar, estimular, incitar. Diferencia-se, portanto, de “garantir” ou “realizar”. Em segundo lugar, a expressão “superação acadêmica” sugere a ação de melhorar, de subir de patamar, de expandir as fronteiras. Diferencia-se de “conquista” ou “sucesso”.

O que queremos dizer com isso são duas coisas principais. Por um lado, mesmo entendendo que o estudante deve ser o agente da própria transformação, sabemos que, sobretudo no contexto atual, esse potencial precisa ser devidamente incentivado; do contrário, a inércia pode prevalecer, ainda mais com tantas demandas da vida cotidiana. Ou seja, para nós, a escola e os professores, em particular, precisam assumir o papel central de orientação dos alunos, de modo ativo e criativo.

Por outro lado, sabemos que os estudantes são indivíduos singulares, cada um com forças e fragilidades específicas. Assim, não há como garantir que todos alcançarão sempre o mesmo patamar de sucesso (por exemplo, os melhores resultados nas provas); mas é possível e desejável que cada um consiga superar uma condição inicial, chegando ao seu máximo.

Valores de A a Z

Valores Institucionais

Entre muitas éticas possíveis, definimos algumas prioridades para esta nossa declaração de princípios. Sua função é mesmo a orientação de condutas. Idealmente, todas as nossas decisões e atitudes precisam ser coerentes com essas premissas. Eis os valores e suas explicações sintéticas:

  • Excelência: buscar constantemente o melhor desempenho, o que significa ter uma postura perfeccionista em todas as atividades.
  • Argumentatividade e Transparência: sustentar decisões, escolhas e opiniões com argumentos lógicos, evidenciando-os às partes interessadas, de maneira transparente, convincente e responsável.
  • Inovação: valorizar a criatividade e a flexibilidade, de modo a permitir o desenvolvimento de soluções sustentáveis em um contexto de mudanças constantes e recursos limitados.
  • Respeito e Humanismo: fazer do compromisso social e do respeito elementos que promovam bem-estar e harmonia, norteando as relações entre os integrantes da comunidade AZ e deles com a sociedade.
  • Aprendizado Mútuo: exercitar a construção compartilhada do saber, com estímulo ao aprendizado e à transmissão de conhecimento, valorizando a parceria e a sinergia.

Valores Acadêmico-Pedagógicos

Em sintonia com os princípios éticos acima, julgamos oportuno ampliar essa lista, enfatizando a dimensão do ensino. Nesse caso, achamos importante ressaltar que a escolha de alguns valores implica, necessariamente, a colocação de outros em segundo plano. Nessa perspectiva, a lista a seguir apresenta nossas escolhas, mas também aquilo de que abrimos mão:

  • Gosto pelo estudo e valorização do conhecimento, em vez de mediocridade, superficialidade e busca por atalhos circunstanciais;
  • Disciplina e organização, em vez de apenas métodos improvisados;
  • Autonomia individual e atendimento personalizado, em vez de massificação ou diluição da responsabilidade no anonimato da coletividade;
  • Isonomia e respeito às regras, em vez de paternalismo e flexibilização casuísta;
  • Sensibilidade, respeito ao outro e prática do diálogo, em vez de egoísmo e intransigência emotiva;
  • Inovação e atitude sustentável, em vez de acomodação e pensamento imediatista;
  • Seriedade com bom humor, em vez de sisudez.

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