Estratégia de ensino

No _A_Z, o planejamento completo garante a melhoria contínua.

Com o aumento da disputa pelas vagas nas boas universidades, não basta ser estudioso e inteligente. É preciso ter metodologia de estudo e orientação adequada. O _A_Z conta com departamentos especializados em cada aspecto da estratégia acadêmica: formação e treinamento dos professores; preparação de materiais e conteúdos; desenvolvimento de inovações tecnológicas, organização das rotinas de estudo.

Para melhor representar nossa estratégia acadêmica, gostamos de traduzi-la nos chamados “dez passos da aprovação”:

1

No início do ano letivo, o aluno responde a uma pesquisa, a partir da qual a Direção Acadêmica elabora um Plano Semanal de Estudos e o M.A.P.A., um documento com metas mensais personalizadas, com base nos objetivos e dificuldades individuais.

2

Os Coordenadores de Disciplina do _A_Z elaboram o Planejamento Anual, dividem o conteúdo por módulos correspondentes a cada aula e elaboram as Apostilas — todas com teoria, aprofundamento e muitos exercícios.

3

Toda Aula no _A_Z é uma experiência intensa, sendo a parte final dedicada à aplicação do conteúdo, com diversos exercícios. Com Professores Dinâmicos e Tecnologia em Sala, o aluno sempre tem teoria e prática a cada aula, concretizando os aspectos mais abstratos da matéria.

4

Após cada aula, o aluno deve se dedicar a resolver a Folha_A_Z, uma lista de 10 exercícios sobre a matéria vista na aula. Ao marcar suas respostas no site do _A_Z, o aluno tem um “feedback” instantâneo sobre seu entendimento do conteúdo, podendo identificar seus erros e enfrentá-los.

5

A cada cinco semanas, os alunos recebem a Folha PDCA, um relatório estatístico personalizado, que indica, para cada aluno, os exercícios que ele deve refazer – ou seja, aqueles que ele errou, mas que tiveram alto índice de acerto.

6

Periodicamente, o aluno do _A_Z verifica sua evolução acadêmica em Testes Objetivos e Simulados. Além de permitir a comparação com outros candidatos e de reproduzir, um a um, todos os vestibulares e o Enem, essas avaliações têm a duração calculada precisamente, permitindo também um treino de controle de tempo.

7

Ao longo do ano, organizamos Campanhas de Preparação para as principais provas (EQ UERJ, PUC, Enem e ED UERJ), que incluem coletâneas de provas, conteúdos mais incidentes, estratégias de estudo e definição de prioridades.

8

Caso surja alguma dúvida, o aluno tem dois caminhos: pode recorrer à Monitoria presencial - disponível todos os dias na unidade – e às Resoluções em Vídeo – em que professores do _A_Z gravam as explicações das questões mais desafiadoras das apostilas, compondo um banco de mais de 12 mil vídeos.

9

Além das aulas regulares, durante o ano inteiro o _A_Z oferece Aulas Especiais, a fim de preparar os alunos para os diferentes modelos de provas. Nos dias e semanas que antecedem cada prova importante, essas aulas se transformam na Reta Final.

10

O _A_Z também promove Atividades Complementares ao longo do ano, a fim de desenvolver a base cultural dos alunos. Entre elas, destacam-se o Cine Debate – análise de filmes seguida de discussão com especialistas - e o +RIT – vídeos semanais de atualidades.

« volta