Pilares da Formação

Para nós, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a preparação para o ENEM não são excludentes. Ao contrário, trata-se de dimensões cada vez mais interdependentes. Nesse sentido, inspirados nos pilares da formação da UNESCO, organizamos nossa proposta pedagógica em torno de cinco saberes: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e ter visão sustentável.

Ser

Transmitir valores éticos que permitam intervenção individual consciente e proativa na sociedade e incentivar a conquista da autonomia subjetiva dos alunos - eis os objetivos principais dessa dimensão. Para concretizá-los, o _A_Z conta com uma série de elementos: Campanhas de Solidariedade; Cine_Clube; valorização da dimensão humanística em disciplinas como Filosofia, Sociologia, Artes e Cultura.

Conhecer

Por esse pilar, propomos o desenvolvimento das competências cognitivas (dedução, indução, dialética, intuição e memória), bem como a compreensão de cenários complexos, dentro de uma perspectiva crítica. Para tanto, além das aulas regulares, contamos com uma série de outros instrumentos: Cine_Debate; Simul_A_Z (atividade que simula uma mini-ONU); Folha de Exercícios com Resoluções em Vídeo; Passeios Pedagógicos; Aulas de Reforço.

Conviver

Sabendo que, cada vez mais, o exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho pressupõem boas competências relacionais, o Colégio_A_Z faz desse pilar um importante elemento formador. Além do combate ao preconceito, sustentamos um enfrentamento positivo dos conflitos humanos e o convívio com as diferenças, em um cenário em que a argumentação é entendida como base da civilidade. Em termos práticos, isso se traduz nos seguintes itens: Clube de Debates; Olimpíada Esportiva; Eleições para Representantes de Turma; Bolsas de estudo para famílias financeiramente hipossuficientes; Avaliação de Professores pelos próprios alunos; Torneio de Futebol.

Fazer

Muitas vezes, as competências teóricas dos alunos não se traduzem em engajamento prático. Nessa perspectiva, estimulamos que os conhecimentos adquiridos se transformem em ações concretas, desenvolvendo a capacidade de realização. Para atingir esse objetivo, contamos com alguns elementos: Talentos de A a Z; Prêmio Iniciativa Transformar; Trabalhos em Vídeo ou com Construção de Modelos; Vídeos sobre como estudar; Montagem da Festa Junina.

Ter visão sustentável

Mais do que um modismo, a necessidade de pensar sobre o legado de nossas escolhas se tornou um imperativo para as gerações presentes. Acreditamos que essa sustentabilidade não se restringe aos aspectos ecológicos, devendo incluir as dimensões social e econômica. Por isso, incentivamos os alunos a participarem do Grêmio Interdisciplinar que, dentre outros projetos, promove no colégio a redução do uso de copos plásticos e coletiva seletiva de papel para reciclagem.

« volta