Linha Pedagógica do _A_Z

Filosofia do Colégio de A a Z

O _A_Z representa, para os pais, a escolha por um colégio que visa à eficácia nos estudos, com efeitos de longo prazo na formação de seus filhos

E, para os alunos, uma oportunidade de aprender a gostar de estudar, em um ambiente marcado pela aquisição dinâmica de conhecimento, cultura e disciplina de estudo.

As famílias sabem que a formação do caráter não pode ser submetida a fórmulas e ideias mágicas, pois a correção de rumos é diária e depende de cada gesto, cada palavra, cada atitude. Nesse sentido, optamos por adotar uma linha pedagógica híbrida, que procura reunir aspectos efetivos de diferentes filosofias educacionais.

Das linhas tradicionais, herdamos a existência de programas curriculares claros, a organização dos alunos por séries nas aulas, a disseminação da importância da disciplina de estudo, o papel central do professor na condução do processo e as avaliações quantitativas (testes e provas, com notas).

Das linhas contemporâneas, adotamos o incentivo à participação ativa dos alunos em sala, as atividades extras multidisciplinares protagonizadas pelos estudantes, o uso criativo das tecnologias e demais recursos didáticos, a interação entre diferentes séries nas atividades extraclasse e as avaliações qualitativas.

Investir na formação cultural ou na preparação para o ENEM?

Ao adotar uma pedagogia híbrida, nossa intenção é justamente desfazer o falso dilema entre "formação" e "preparação para provas". A premissa é simples: cada vez mais inteligentes, as provas de hoje exigem forte base cultural, senso crítico, autonomia de pensamento e capacidade de resolver problemas.

Nesse sentido, é necessário equilibrar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais à disciplina de estudo. A proposta de um "Ensino Médio" em quatro anos cumpre justamente essa função.

Nos três primeiros anos (do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio), o gosto pelo estudo vai sendo construído aos poucos, com atividades que enfatizam as múltiplas inteligências do aluno. Simulação da ONU, show de talentos artísticos, clube de debates, disciplinas eletivas são algumas das atividades que traduzem conceitos abstratos de "autonomia subjetiva", "respeito" e "visão sustentável". (Clique aqui para ler mais sobre essas atividades.)

No quarto ano — a 3º série do Ensino Médio —, com disciplina de estudo e pilares da formação sólidos, o aluno pode concentrar suas forças na preparação para as provas. Ao antecipar o início dessa caminhada para o 9º ano, num contexto em que adolescentes já estão em contato com o mundo, fica mais fácil realizar uma passagem consistente da experiência lúdica à alta performance.

Os links abaixo levam a importantes informações sobre a admissão de alunos e sobre a escola:

Para participar desse processo logo no início, preencha o cadastro.

« volta