Infraestrutura

Ambiente agradável e uso de tecnologia maximizam o rendimento nos estudos.

A missão de levar os alunos a gostarem de estudar se traduz também nas salas de aula e no uso de recursos tecnológicos. A ideia é oferecer toda a conveniência possível para facilitar a realização das tarefas acadêmicas. Quem gosta de estudar encontra aqui um paraíso. E quem ainda não gosta tanto assim começa a se familiarizar com o jeito “nerd” de encarar o mundo.

Salas de Aula

Um bom ambiente de estudos facilita o aprendizado. Por isso, as salas de aula do _A_Z foram cuidadosamente projetadas para criar um ambiente adequado ao aprendizado. Sem interferências externas e com conforto, a concentração do aluno tende a ser máxima.

  • Climatização silenciosa
  • Cadeiras ergonômicas
  • Quadro branco
  • Projetor datashow
  • Iluminação adequada

Tecnologia em sala

Todas as salas de aula do _A_Z contam com tecnologia integral. O professor tem sempre à sua disposição um computador conectado à Internet de banda larga e projetor datashow. A ideia é que o uso desse recurso faça parte do cotidiano das aulas, sem exigir agendamento prévio em locais especiais.

Na preparação do plano de aula, ele inclui o uso de recursos multimídia, que ajudam a ilustrar e a aprofundar a matéria. Imagens, filmes, animações, representações tridemensionais, reescrituras de textos, acesso a sites: muitos são os usos que as tecnologias podem ter na aula.

Com esse tipo de visualização, a representação da matéria vista na apostila ou nos exercícios corresponde a uma realidade compreensível para o aluno. E em todas as disciplinas, o acesso à Internet em sala permite ao professor consultas em tempo real.

Aplicativos para dispositivos móveis

Existem, hoje, dois apps do _A_Z.

Se quiser experimentar o app para smartphone, faça o download (iOS Apple ou Android) e utilize estes dados: alunodeaaz@deaaz.com.br (login) e az123456 (senha). Ao se tornar aluno do _A_Z, você terá seu login próprio, idêntico ao da área interna do site.

Em outro aplicativo, os alunos da 3ª série podem acessar as apostilas em formato digital. Com cores e possibilidade de fazer buscas e anotações, esse app ajuda bastante a organizar sobretudo a revisão para as provas, pois sintetizam em um único dispositivo todo o conteúdo de quase 50 apostilas.

Importante: nas salas de aula, o Colégio não permite o uso de aparelhos eletrônicos. Infelizmente, temos que ser realistas e entender que a maioria dos estudantes ainda não têm maturidade para fazer um uso produtivo dessas tecnologias ao longo das aulas. Esperamos que esse cenário possa se transformar e tentamos trabalhar nesse sentido.

Aulas e resoluções em vídeo

Há alguns anos, iniciamos um projeto que se mostrou muito eficaz para ajudar os alunos nos estudos. Passamos a gravar vídeos em que professores da equipe resolvem, passo a passo, as questões mais complexas de certas disciplinas. O sucesso foi tão grande que, a cada ano, disponibilizamos mais de 200 vídeos semanais aqui no site. Para facilitar a busca, as questões das Folhas_A_Z e das apostilas têm códigos correspondentes a cada vídeo.

Essa experiência bem-sucedida nos levou a desenvolver muitos outros usos pedagógicos para nossa Produtora de vídeos:

  • Aulas ao vivo (no modelo hangout) complementares à preparação para alguns vestibulares
  • Aulas de reforço de pontos mais difíceis das matérias
  • Experiências de Biologia, Física e Química em vídeo, caracterizando um verdadeiro laboratório virtual (LABZ)
  • Vídeos de orientação acadêmica, ensinando alunos a estudar e se organizar em suas rotinas
  • Análise de temas extras de redação
  • Aula de reposições de feriado, para o caso de alunos que não possam comparecer à reposição presencial no sábado

Conheça os vídeosdeaaz

Podcasts

Além dos vídeos, passamos a utilizar os “podcasts”, que são áudios curtos nos quais os professores comentam um ponto importante de sua matéria. Essas gravações compõem a “Rádio de A a Z” e podem ser acessadas pelo aplicativo, pelo site ou pela iTunesStore. O objetivo é que, nas situações em que estaria perdendo tempo de estudo, o aluno possa ouvir as dicas e refazer alguns raciocínios.

Conheça a rádiodeaaz.

« volta