Moda

A moda como fenômeno social

Por que estudar essa disciplina?

Quando falamos em moda, podemos pensar em roupas, consumo, tendências, futilidades, beleza, padrões, relações de inclusão e exclusão, representatividade, trabalho, arte e muitos outros pontos de análise interessantes. A importância da moda vai além de seu papel no mercado de consumo, além da sua relação com a construção de nossas identidades, da reprodução e atualização de símbolos culturais. A moda é um fenômeno social que não pode ser dissociado do processo histórico e dos fenômenos sociais que envolvem nossa comunidade, seja em escala global ou mesmo em escala local, com tendências de uso de roupas e acessórios que se proliferam em nossas cidades, bairros, e até em nossa escola.

Nesse curso, pretendemos aprofundar a análise da moda em um rico e diverso campo temático, promovendo o entendimento da sua relevância como parte de um complexo cultural que envolve a formação de nossas identidades e personalidades, bem como mudanças sociais e históricas. Pretendemos, com isso, estimular nos alunos o desenvolvimento de capacidade analítica autônoma para avaliar suas escolhas no âmbito do consumo, e a relação das ofertas e tendências de moda com o contexto histórico e social.

 

Quem são os estudantes desse curso e o que se espera deles?

De maneira geral, o perfil esperado do aluno que se interessa por esse curso inclui a curiosidade e a inquietação no que tange ao seu olhar sobre o mundo. Ainda que não se tratem de características relacionadas exclusivamente ao tema tratado, o aluno que se interessa por cursar essa disciplina eletiva é aquele para quem respostas curtas, superficiais e de senso comum parecem insuficientes. Nesse sentido, o aluno deve ter interesse em compreender a moda como um fenômeno social abrangente e relevante, que afeta a todos os indivíduos, de múltiplas e diversas maneiras.

Neste ínterim, o aluno deve ter interesse em compreender a relação entre a moda, as formas de consumo e os motivos que nos levam a consumir, além das consequências desse consumo para o meio ambiente, bem como para a formação das nossas personalidades e a construção dos nossos gostos e costumes.

Espera-se, ainda, o interesse por buscar conhecimentos e participar de debates que envolvem temas contemporâneos, como o conceito de apropriação cultural e a questão da degradação do trabalho no contexto global da indústria da moda, que inclui desde as chamadas fast-fashions até a indústria de artigos esportivos e de luxo, passando pelo mercado global de falsificações.

 

Objetivos globais da disciplina

O curso tem como objetivo introduzir o tema da moda como fenômeno social, demonstrando as relações da moda com fatos históricos, movimentos sociais, mudanças comportamentais, relações de trabalho e impactos do consumo em nossa sociedade. Além desse panorama, serão trabalhadas ainda relações da moda com a construção de identidades, de padrões estéticos, a distinção e o habitus, as artes e a cultura de massa.

A partir dessa imersão em informações e debates acerca do tema, o objetivo é que os alunos construam a capacidade autônoma de enxergarem fenômenos sociais para além das aparências, buscando informações e estabelecendo relações entre diferentes aspectos da vida em sociedade. A moda, nesse sentido, pode nos dizer muito mais sobre a nossa história, nosso comportamento e nossa cultura do que supõe quem a considera mera expressão da superficialidade.

 

Aprendizados de longo prazo (ALP)

Após concluir essa disciplina, os estudantes serão capazes de:

  • Estimular e construir junto aos alunos capacidade crítica e autônoma para que os mesmos possam desenvolver análises que ultrapassem a camada superficial e de senso comum sobre o assunto;
  • Desenvolver a compreensão da moda como fenômeno social em diferentes escalas;
  • Relacionar diferentes processos históricos e sociais aos costumes ligados à moda e ao consumo;
  • Desenvolver a capacidade de desconstrução de padrões, costumes e tendências, de modo que possam compreender as origens destes e ponderar, de maneira crítica e autônoma, suas consequências para o mundo e para a vida dos indivíduos;
  • Desenvolver o entendimento do gosto como uma construção social, bem como das formas como mecanismos de distinção afetam nossas relações sociais e nosso consumo.

 

Sobre a professora da disciplina

A professora Claudia Bourseau é cientista social formada pela UFRJ e, atualmente, é professora de sociologia no De A a Z e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da mesma universidade. Fez parte do programa de inciação à docência (PIBID / CAPES) Clique Sociológico, sobre a utilização de recursos de imagem no ensino de sociologia, com o qual foi ganhadora do prêmio de melhor comunicação por poster, no 4º ENSOC (Encontro Estadual de Ensino de Sociologia). É autora do artigo Uma Perspectiva Crítica Sobre a Moda e o Consumo [1], publicado na Revista Sociologia, no qual traçou um panorama sobre os estudos antropológicos e sociológicos acerca das diversas formas de trocas sociais, bem como os mecanismos de distinção e o universo do consumo. Estudou Antropologia da Moda e do Consumo, tendo desenvolvido amplo interesse e aprofundamento sobre a moda como um fenômeno social muito identificado com estudos sociais, culturais, históricos e ambientais.

 

A estrutura da disciplina

 

Aula 1: Moda e História - Ícones Fashions e Fatos Históricos

Objetivos específicos da aula

  • Introdução do panorama histórico da moda;
  • Apresentação breve de uma linha do tempo com imagens de momentos históricos de transformações sociais ligadas à moda.

Atividades da aula

  • Apresentação de slides com imagens e informações sobre os seguintes marcos históricos:
    • Era Vitoriana – Tatuagens femininas e Barbas masculinas
    • Belle Époque – Coco Chanel, o banimento dos corsets e novos padrões estéticos
    • 1ª Guerra Mundial e a Mulher no Mercado de Trabalho – praticidade e simplicidade das roupas
    • Anos 50 e a propaganda da volta da mulher “ao lar” – baby boom, feminilidade versus direitos recém-adquiridos e a imagem da dona de casa perfeita
  • Iniciar debate sobre a relação entre as mudanças apresentadas no panorama histórico e questões sociais ligadas ao comportamento e às relações de gênero, introduzindo e motivando os alunos quanto ao tema da próxima aula. 

 

Aula 2: Moda e História - Política, Movimentos Sociais e Mudanças Comportamentais

Objetivos específicos da aula

  • Relacionar mudanças na moda à mudanças comportamentais na sociedade;
  • Apresentar movimentos sociais, suas questões e tensões;
  • Demonstrar diferentes funções da moda no contexto dos movimentos, como ferramenta de luta ou como expressão, seja de demandas, seja de conquistas.

Atividades da aula

  • Aula expositiva com apresentação de trechos de filmes, registros históricos de jornais e videoclipes sobre:  
    • A passagem do século XVIII para o século XIX – As Sufragistas;
    • Anos 60 – A década libertária: da minissaia e movimento Hippie e Woodstock;
    • Moda, Rebeldia e Transgressão - Movimento Punk, a influência Rocker e a moda Grunge;
    • Zuzu Angel – O desfile histórico como manifestação contra a Ditadura Militar no Brasil.

 

Aula 3: Modo no Mundo da Arte - Artes Plásticas, Música, Cinema e Cultura de Massa

Objetivos específicos da aula

  • Perceber a presença da moda em diferentes manifestações culturais presentes em nossa sociedade;
  • Compreender as dimensões e fronteiras entre as artes e culturas e a publicidade na indústria da moda e do consumo.

Atividades da aula

  • Apresentação, em slides, de referências de movimentos e expressões artísticas e suas relações com a moda:
    • Moda Impressionista;
    • Ícones do Cinema – Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Grace Kelly, James Dean;
    • Cultura Hip Hop;
    • Cena Musical Brasileira Retratando Tendências – Das Ombreiras ao Funk Ostentação (80, 90 e 2000);
  • Trendsetters ontem e hoje: Revistas de Moda, Blogueiras fashion e o Instagram;
    • Os alunos deverão indicar referências quando a consumo, gostos e comportamento no showbizz atual;
    • A partir das personalidades indicadas pelos alunos, discutir as dimensões da influência e as questões em torno das redes sociais como um mercado de comercialização dessa influência: as postagens publicitárias em perfis de famosos. 

 

Aula 4: Moda como Construção Social

Objetivos específicos da aula

  • Introduzir conceitos de Pierre Bourdieu e George Simmel;
  • Apresentar dois fenômenos de consumo: o bubble up e o trickle down;
  • Trabalhar a ideia de Demandas Manufaturadas.

Atividades da aula

  • Introdução teórica da moda e da construção dos gostos como mecanismos de Distinção Social, e o conceito de Habitus (introdução às teorias de Simmel e Bourdieu);
  • Apresentação dos fenômenos de consumo - Trickle Down e Bubble Up -  com exibição do trecho de O diabo veste Prada, em que a personagem Miranda Priestly explica o Trickle Down;
  • Discussão sobre a ideia de Demanda Manufaturada e a construção contínua de novas necessidades de consumo, com exibição de vídeo curto sobre a demanda manufaturada de água engarrafada nos EUA e debate sobre o processo na moda e no consumo dos jovens – roupas, acessórios, tecnologia, dentre outros.

 

Aula 5: Moda na Construção de Identidades e Apropriação Cultural

Objetivos específicos da aula

  • Desenvolver a relação entre a moda e a construção de identidades;
  • Compreender como a moda pode ser expressão de resistência em casos de culturas subjugadas.

Atividades da aula

  • Apresentação teórica, com uso de slides, sobre a moda como expressão da individualidade e seu papel na construção da personalidade;
  • Realização de um estudo de caso:
    • Socialização, Interação e Pertencimento no uso de uniformes;
  • Apresentação de diferentes casos em que a moda aparece como expressão de resistência em relação a identidades culturais e étnicas;
    • Turbantes, burcas e hijabs
  • Introdução ao conceito de Apropriação Cultural e Debate:
    • Em tempos de Culturas Híbridas, é viável combater a apropriação cultural?

 

Aula 6: Moda e Trabalho - Escravidão e mercado internacional

Objetivos específicos da aula

  • Apresentar os problemas contemporâneos nas relações de trabalho da cadeia produtiva internacional da indústria da moda;
  • Relacionar os problemas apresentados às demandas manufaturadas, às tendências de moda e ao consumismo.

Atividades da aula

  • Apresentação do conceito de Trabalho Precarizado;
  • Apresentação das relações entre o trabalho escravo moderno e a indústria fashion:
    • Estudo de casos internacionais - Nike, Zara, Wal-Mart e Primark;
  • Atividade (com duração aproximada de 30 minutos): Os alunos devem dividir-se em grupos e pesquisar, em seus smartphones, reportagens sobre os casos acima, apresentando-os para a turma (imagens sobre cada caso serão separadas previamente pela professora e projetadas no momento de cada apresentação);
  • Mini Cine Debate com trechos da série Sweatshop, na qual blogueiras de moda são levadas para o Camboja para trabalharem na indústria precarizada de produção de roupas

 

Aula 7: Novas Formas de Consumo, Democratização e Desconstrução de Padrões

Objetivos específicos da aula

  • Compreender como padrões são construções sociais e devem ser entendidos conforme contexto histórico e social no qual são reproduzidos;
  • Apresentar e estimular o desenvolvimento de alternativas para as formas de consumo que se apresentem como nocivas.

Atividades da aula

  • Apresentação, com uso de imagens e projeção de slides, de novas ou crescentes tendências de consumo na moda contemporânea:
    • Moda genderless;
    • Mercado plus size;
    • Sustentabilidade;
    • Trocas e Brechós pela internet;
    • Economia Criativa e o movimento “Compro de quem faz”.

 

Aula 8: Desenvolvimento da Atividade de Conclusão do Curso

Objetivos específicos da aula

  • Apresentar propostas de trabalho para avaliação do processo de aprendizagem;
  • Definir proposta e delinear o desenvolvimento do projeto coletivamente.

Atividades da aula

 Propostas:

  • Organização de desfile temático, apresentado e narrado pelos alunos, em grupos, com peças confeccionadas pelos mesmos ou com itens de familiares, com os possíveis temas:
    • Panorama Histórico – peças icônicas e debate sobre sua importância histórica e cultural para a sociedade
    • Peças e visuais em desuso - debate sobre o descarte de tendências e consumismo
    • Antecipação de possíveis tendências – com base nos estudos dos ciclos da indústria fashion e nas manifestações culturais e debates da atualidade
    • Recorte geracional – quais são os usos e costumes do grupo do qual os alunos fazem parte, e o que esses usos dizem sobre essa geração

Os desfiles poderiam ser organizados por grupos de alunos, distribuídos de acordo com a proposta de divisão temática, ou confeccionados pela turma como um grupo único, com um dos temas listados, e com os alunos divididos em grupos de trabalho, que envolvem a confecção das roupas, a pesquisa temática, desenhos, desenvolvimento do texto, construção da narrativa em torno do tema, produção e divulgação, dentre outras funções que podem surgir durante o processo de desenvolvimento da apresentação.

  • Pesquisa e Construção de painel online, em formato de blog, que divulgue iniciativas positivas de consumo alternativo;
  • Desenvolvimento de material audio visual, em formato de curta metragem, com abordagem de temas do curso.

[1] Editora Escala, Edição 63, p.p.34 a 49, 2016.

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