Fotografia

A fotografia descomplicada, prática e experimental.

Por que estudar essa disciplina?

A fotografia é atualmente o principal veículo de difusão de imagens que temos. Vivemos com imagens todos os dias, sejam elas nas redes sociais ou nos meios de comunicação. Aprender a registrar uma boa fotografia, auxilia a entender o seu objetivo, contribui para compreender o mundo através de seus símbolos e narrativas.

O estudo dos processos da fotografia desenvolve a prática artística e sensível junto com elementos visuais do nosso cotidiano. Uma linguagem que desempenha o papel de reestruturar o mundo em composições belas, e tenciona o uso dos nossos olhos como meio de criação.

A reflexão sobre a fotografia segue para fora da técnica e alia a sua produção para as redes sociais. Intui ampliar a percepção sensível do mundo digital e tece símbolos eficientes na construção de uma imagem mais bela. Entender a história da fotografia e seus artistas, aprofundar os acertos encontrados na história para progredir na arte e superar as dificuldades técnicas.

 

Quem são os estudantes desse curso e o que se espera deles?  

O desenvolvimento do curso de fotografia será presencial, teórico e prático, sendo uma comunicação feita coletivamente, cada aluno deve entender o que criou e compartilhar as suas dificuldades com todos. Os alunos de fotografia são os ávidos e sedentos por imagens, até para compor um caminho crítico sobre a linguagem, devido a sua especificidade audaz de captar composições questionadoras e artísticas.

Este aluno deve não medir a dificuldade do registro fotográfico, unir seu conhecimento cultural para contar histórias, criar experiências tanto para ele e quanto para o espectador. No decurso dos encontros intui-se, analisar a investigação e experimentação dos procedimentos fotográficos, pesquisar no cotidiano as questões técnicas, indagar a contemporaneidade e suas imagens, para tal, desenvolver uma linguagem fotográfica, artística e pessoal.

 

Objetivos globais da disciplina

Apresentar as poéticas fotográficas, proporcionar conhecimento básico e técnico sobre esta linguagem. Discutir junto com os alunos os conceitos e técnicas, desvendar os mecanismos internos que regem a construção da representação fotográfica, e a construção da interpretação dentro da imagem contemporânea.

Essa disciplina aborda o desenvolvimento conceitual e processual da fotografia, desenvolve um pensamento conceitual da arte, indo do início da sua criação até os dias de hoje. Pretende evoluir para as práticas artísticas contemporâneas, promove uma troca de informações entre todos os alunos e instiga novas pesquisas fotográficas.

 

Aprendizados de longo prazo (ALP)

Após concluir essa disciplina, os estudantes serão capazes de:

  • Compreender na história da fotografia os meios para evoluir a sua prática;
  • Conhecer o meio artístico fotográfico e qual técnica usar em diferentes situações;
  • Reconhecer as diferentes técnicas fotográficas, como o pinhole e a cianotipia;
  • Desenvolver um olhar artístico sobre os símbolos existentes nas imagens técnicas;
  • Criar fotografias artísticas e com apuro técnico perfeito.

 

Sobre o professor da disciplina

Artista, pesquisador, professor de fotografia da UERJ e professor de artes e cultura no Colégio de A a Z. Desenvolve pesquisas relativas à arte contemporânea, história da arte, estética, novas mídias, museus e seu processo artístico. Investiga no processo trabalhos em diferentes mídias como vídeo, modificações em jogos eletrônicos, aplicativos, fotografias, instalações e intervenções urbanas. Teve a sua dissertação de mestrado em Artes, linha de pesquisa processos artísticos contemporâneos, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UERJ. Participou de exposições coletivas e criou o curso Arte Brasileira: Uma Panorâmica (CMAHO, RJ, 2012) atuando como coordenador durante o projeto. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre as novas mídias aliada à teoria do cinema e da fotografia contemporânea.

 

A estrutura da disciplina

 

Aula 1: A história da fotografia I - Processos e momentos

Objetivos específicos da aula

  • Introdução à história da fotografia;
  • Linha do tempo da arte fotográfica e como afetou o mundo.

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides e livros que tratam do início dos experimentos fotográficos;
  • Apresentar da heliografia de Niépce até a Brownie da Kodak.

 

Aula 2: A história da fotografia II - O retorno de Alhazen e os celulares

Objetivos específicos da aula

  • Entender historicamente as mudanças da fotografia no mundo;
  • Partir das revoluções técnicas até as câmeras nos celulares (cianotipia entre outros).

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides sobre a história da câmera fotográfica;
  • Exposição de câmeras analógicas e suas técnicas;
  • Fotografar com celular a partir das técnicas apresentadas.

 

Aula 3: O cinema e a fotografia – “Hasta la vista, baby.”

Objetivos específicos da aula

  • Compreender a relação entre a fotografia do cinema e a fotografia artística;
  • Entender as técnicas fotográficas usadas no cinema moderno e contemporâneo;
  • Conhecer os diferentes fotógrafos do cinema e as suas linguagens.

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides sobre as técnicas cinematográficas e um breve histórico do cinema aliado à fotografia;
  • Análise de trechos de filmes conhecidos e importantes para a indústria do cinema;
  • Fotografar imagens a partir de cenas de filmes.

 

Aula 4: O corpo e seu fantasma: Desmontando uma câmera fotográfica em três etapas

Objetivos específicos da aula

  • Aprender as técnicas da fotografia para criar fantasmas;
  • Entender a estrutura de uma câmera fotográfica;
  • Compreender a câmera fotográfica para facilitar a criação da imagem técnica.

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides sobre a fotografia de fantasmas no século XIX;
  • Desmontar câmeras analógicas e entender como funcionam internamente;
  • Aprender a usar o light paint.

 

Aula 5: Como criar um estúdio fotográfico em casa?

Objetivos específicos da aula

  • Entender a estrutura de um estúdio fotográfico;
  • Compreender o uso nas propagandas, na moda e nas mídias em geral;
  • Aprender a usar os aplicativos e programas para dar efeitos em fotos.

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides;
  • Apresentação técnica de como criar imagens em estúdio;
  • Apresentação de aplicativos e programas de edição;
  • Desvendar os mistérios das fotos de comidas nas propagandas de lanchonetes;
  • Aprender a criar um estúdio em casa com pouco objetos.

 

Aula 6: A câmara clara, o pinhole e o buraco de agulha

Objetivos específicos da aula

  • Apresentar a câmera clara e o pinhole;
  • Compreender as técnicas usadas no pinhole.

Atividades da aula

  • Criar uma câmera pinhole a partir de uma caixa de fósforo ou de um pedaço de papel;
  • Aula externa com prática fotográfica usando a câmera pinhole.

 

Aula 7: Retratos, lambe-lambe e seu ofício

Objetivos específicos da aula

  • Reconhecer e produzir as técnicas dos retratos;
  • Compreender a história do lambe-lambe no Brasil e no mundo.

Atividades da aula

  • Aula expositiva em slides;
  • Análise de imagens de retrato e sua diferença em cada tipo de rosto;
  • Saída externa com prática fotográfica lambe-lambe.

 

Aula 8Como trocar o filme: criação de portfolio e difusão

Objetivos específicos da aula

  • Ser capaz de criar um portfolio digital e analógico;
  • Compreender os meios de circulação da fotografia contemporânea.

Atividades da aula

  • Aprender como apresentar uma fotografia;
  • Criação de um portfolio online;
  • Considerações finais.

« volta