unidades

Atividades Extraclasse

No Colégio de A a Z, autoconhecimento, cultura e pensamento crítico têm espaço reservado.

Nem só da rotina de estudos se faz a experiência acadêmica, ainda mais quando está em jogo a formação integral do aluno. Ao longo do ano letivo, diversas atividades e programas traduzem o projeto pedagógico e os valores do AZ, da Festa Junina à Simulação da ONU, passando por práticas de meditação, participação em grêmios e torneios esportivos.

Clique nos títulos abaixo para saber mais sobre cada atividade:

→ Cine Debate

cine_debateNo caso do Cine Debate, uma vez por ano, alugamos um teatro da cidade e, em uma manhã de domingo, passamos um filme, seguido de um debate. Temas como ecologia, violência, tecnologia e trabalho podem ser ilustrados por documentários e filmes de ficção, discutidos por professores e especialistas no tema.

No curto prazo, esse evento costuma ajudar os alunos nas provas, por oferecer conteúdos muito úteis às redações e provas da área de Ciências Humanas. No longo prazo, trata-se de contribuir com a formação de cidadãos críticos, que desenvolvem a capacidade de enxergar a complexidade de certos debates e evitar a superficialidade e o simplismo no enfrentamento das grandes questões.

→ Clube de Debates

clube_de_debates

Semanalmente, os alunos do colégio se encontram para desenvolver debates sobre temas propostos pelos professores de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Artes e Cultura, Linguagens ou Matemática e pelos próprios participantes.

Debates dialéticos, parlis e estudos de caso são algumas das técnicas trabalhadas nesses encontros, que ocorrem no turno da tarde e tem presença facultativa. Dessa forma, a argumentação, a crítica e o diálogo são estimulados e desenvolvidos, contribuindo assim para um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.

→ Festa Junina

Festa Junina

Geralmente no final do 1º semestre letivo, promovemos o “Arraiá de A a Z”, uma festa junina diferente, em que os próprios alunos se tornam protagonistas. A ideia é que o pilar “aprender a fazer” possa ser experimentado pelas turmas, que se organizam em grupos para gerir barracas temáticas e brincadeiras. Sob a coordenação da equipe de Artes e Cultura, os estudantes são levados a usar os recursos disponíveis para criar uma festa animada e tipicamente brasileira.

→ Grêmio Interdisciplinar

gremio

Grêmio Interdisciplinar de A a Z 🐝, ou GIZ, é um grupo formado por estudantes do Colégio_A_Z que se reúnem para discutir propostas e dinâmicas para a comunidade estudantil. Essas propostas são pensadas através de temas atuais ou datas comemorativas. 

O objetivo do Grêmio é construir novas lideranças estudantis que pensem no colégio com um espaço social e de crítica, além de viabilizar projetos que aproximem unidades do colégio, alunos e pais. As reuniões do Grêmio ocorrem com periodicidade semanal, sempre no turno da tarde, e são abertas a todos os alunos do 9º ano, 1ª série e 2ª série.

→ Prática de meditação

meditacao

A prática semanal de meditação, que ocorre no turno da tarde e é aberta a todos os alunos, é resultado de uma parceria do AZ com a Be.lieve. O projeto tem como objetivo criar um espaço e um momento de “descompressão” para os alunos. Com técnicas de respiração e concentração, é possível promover experiências de relaxamento do corpo e da mente, cujos benefícios se estendem para além daquele momento específico.

O hábito de meditar já é considerado pela ciência uma ferramenta eficaz para prevenir e amenizar diversos problemas emocionais e físicos. Ao ser praticada com frequência, a meditação tem efeitos positivos no desenvolvimento psico-comportamental das pessoas, promovendo ganhos de autorreferência, melhoria de atenção, foco e concentração, maior desenvolvimento no controle emocional, gerenciamento de estresse e aumento de qualidade nos relacionamentos interpessoais.

→ Passeios Pedagógicos

Passeio Pedagógico 2017

Em vez de se “fechar” à cidade, o AZ aposta em uma estratégia inversa: utilizar cidades, parques, museus, centros culturais e cinemas como verdadeiros laboratórios, onde os alunos podem ver e aplicar o que encontram nos livros. Periodicamente, realizamos atividades externas - inclusive interdisciplinares - visando a essa concretização lúdica da matéria vista em sala.

No Ensino Médio, na 1ª e na 2ª séries, organizamos também viagens culturais facultativas, em que uma equipe interdisciplinar do Colégio acompanha os alunos em atividades de conhecimento. Ouro Preto e Parati são exemplos de destinos de viagens já realizadas.

→ Preparação para a OBMEP

obmep

Nos últimos anos, alguns dos nossos alunos vêm participando da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas — recentemente aberta também para alunos da rede privada. Em 2017, motivado pela iniciativa dos alunos em aprofundarem seus estudos para a OBMEP, a Coordenação de Matemática do colégio criou um projeto de preparação para a Olimpíada, que agora faz parte do calendário anual do AZ.

Essas aulas ocorrem uma vez por semana, no turno da tarde, nas semanas que antecedem à primeira fase e possibilitam aos alunos treinar a resolução de questões no modelos das que eles encontrariam na Olimpíada.

→ SimulAZ

simulaz

Criado e gerenciado pelos próprios alunos, A SimulAZ, ou Simulação da Organização das Nações Unidas do Colégio de A a Z, tem como objetivo apresentar o mundo da diplomacia e das relações internacionais de uma forma mais dinâmica e atraente aos alunos, com debates polêmicos, intensos e vibrantes.

Segundo os alunos que organizam o evento, o estudante que participa da SimulAZ tem uma experiência nunca antes vivida no colégio, incorporando uma delegação de um país e defendendo seu ponto de vista em várias situações ao longo da simulação. Dentre os benefícios de longo prazo dessa atividade, destaca-se o aprendizado prático de habilidades de negociação e de argumentacão pelos alunos.

→ Talentos de A a Z

talentos

A fim de expandir o saber para além da sala de aula e dos conteúdos tradicionais, promovemos uma atividade em que, em torno de um tema, os alunos são estimulados a desenvolver projetos artísticos. Dança, música, poesia, fotografia, vídeo, entre outros, são meios pelos quais fazemos uma provocação ao talento dos estudantes.

→ Torneios Esportivos

copa_nerd

Os alunos da 3ª série participam de um torneio de futebol, que organizamos sempre antes do recesso. Há muitos anos, esse evento é realizado no Rio Sport Center, na Barra, e reúne alunos das diversas unidades, além de colaboradores e professores. Há uma categoria feminina também, em que muitos talentos têm se revelado a cada edição.

Para as turmas até a 2ª série do Ensino Médio, organizamos um evento mais completo. Trata-se da Olimpíada Esportiva, tradicionalmente realizada no Forte da Urca. Organizados em equipes, os alunos disputam várias modalidades de esporte, praticando também o valioso pilar do “aprender a conviver”.

« volta